Museu Nacional da Dinamarca - NATIONALMUSEET

Palácio do Príncipe - Museu Nacional

Quando chegamos a Copenhaga tínhamos vários lugares que queríamos conhecer e um leque bastante alargado de museus que desejávamos visitar. O Museu Nacional da Dinamarca era um deles e foi precisamente por aí que começamos. Era domingo e o museu estava cheio de crianças e famílias que festejavam o Carnaval. 

Átrio do Museu Nacional

O Museu Nacional  da Dinamarca é o maior museu histórico-cultural do país. O museu sita no Palácio do Príncipe no centro de Copenhaga, construído por Nicolai Eigtved entre 1743 e 1744 para os príncipes Frederik V e Louise. O palácio foi convertido em museu e deixou de ser usado pela família real.
  
Ala do palácio preservada no museu 

O Museu Nacional possui uma vasta e interessante colecção etnográfica, com antiguidades orientais e de várias civilizações mundiais. É um prazer "viajar" no museu, deambulando pela cultura mongol, sul-americana, do Árctico, etc. 

Utensílios e costumes do Árctico. 

Trajes tradicionais da Gronelândia. 

O museu abrange 14 mil anos de história da Dinamarca, desde os caçadores de renas da Idade do Gelo, Vikings e obras de arte criadas em louvor de Deus na Idade Média, quando a Igreja teve um papel enorme na vida dinamarquesa. O acervo do museu inclui tesouros nacionais de destaque com mais de 3.000 anos de idade, a Idade do Bronze, e uma incrível colecção de achados arqueológicos da Era Viking, muitos dos que nunca foram mostrados em exposições anteriores. 

Pedra rúnicas - Em geral estas pedras comemoravam a morte de homens importantes e calcula-se que existam mais de 3500 pedras na Escandinávia.

Barco viking

Caldeirão de Gundestrup do século I a.C.

Estão também expostas moedas dinamarquesas da Era dos Vikings, moedas de Roma e Grécia antiga, bem como exemplos de cunhagem de moedas de outras culturas. Além disso, o Museu Nacional mantém a maior e mais variada colecção da Dinamarca de objectos das culturas antigas da Grécia e da Itália, Médio Oriente e Egipto.

Estátua de Shiva

A exposição referente ao Médio Oriente está ao nível dos melhores museus europeus. O museu tem uma colecção de objectos que foram recuperados durante a escavação dinamarquesa de Tell Shemshara no Iraque, em 1957. Além disso, há exposições sobre histórias da vida quotidiana e especial ocasiões na Dinamarca. 

Cornos de ouro de Gallehus

Dados práticos

Horário: 10 h - 17 h (terça a domingo) - Encerra à 2ª feira.
Preço: Entrada grátis
Site do museu: http://natmus.dk/en/the-national-museum-of-denmark/

Avaliação: *****

Etiquetas: