O alfabeto grego e a Fisica

"Mas porque e que temos de aprender letras gregas?!" perguntam-me os meus alunos... E difícil exagerar a importância que a língua grega, e em particular o seu alfabeto, teve na formação das línguas eslavas e o seu alfabeto cirílico (como o russo) e das línguas latinas (como o português). Assim, o grego antigo foi sempre uma disciplina fundamental nas maiores universidades europeias desde a sua fundação (assim como já o era nos estudos monásticos restritos ao clero durante a idade media), tanto nos cursos humanísticos, como nos cursos científicos. Logo, não e de estranhar que, tendo a ciência moderna cerca de 400 anos, o alfabeto grego tenha sido a fonte privilegiada no que toca a escolha de letras para representar grandezas físicas. Os físicos e os matemáticos estão assim habituados a lidar com a maioria das letras gregas no seu dia-a-dia!
Apresento a seguir uma lista de algumas letras gregas e o seu significado físico correspondente (que em alguns casos pode ser mais do que um).




E assim, pela primeira vez, os meus conhecimentos nestas matérias deram-me uma vantagem sobre a Carla, no que respeita a questões praticas relacionadas com a viagem. Com o conhecimento básico do alfabeto pode facilmente ler-se palavras escritas em grego, com a sonoridade correcta (ainda que não se saiba o que elas querem dizer!). Isto pode ser muito útil, por exemplo, na tarefa de fazer a correspondência de ruas in loco com os nomes (latinos) num mapa.

Etiquetas: