Parque Nacional do Chobe

O Parque Nacional do Chobe, no norte do Botswana, foi a maior surpresa que tivemos durante a nossa viagem de overland pelo país e até mesmo por toda a África Austral. Temos sempre grandes expectativas em relação aos lugares que visitamos e, quanto mais sabemos sobre eles, menos nos surpreendem. Assim, o Chobe surpreende grande parte dos visitantes porque tem que competir com a fama de parques como o Serengeti, Masai Mara, Kruger ou o Etosha, bastante mais mediáticos, deixando as expectativas muito baixas para este parque. 


O Parque Nacional do Chobe tem uma área reduzida, sendo apenas o terceiro em dimensão no Botswana, mas encerra a maior diversidade de vida animal do país e a maior concentração de elefantes em África, contando com mais 50 000 indivíduos. 


Há duas áreas distintas no parque que devem ser exploradas de forma distinta. Assim, para explorar o Chobe há que definir por que área se vai começar. 



Área ribeirinha do rio Chobe: 
O parque do Chobe estende-se pela zona ribeirinha em torno do rio homónimo. É para aqui que rumam grande parte dos animais em busca de água e comida. As enormes manadas de elefantes espalham-se pela margem dos rios, em especial nas suas ilhas pantanosas. Os hipopótamos descansam nas margens, em terrenos enlameados, e os búfalos africanos pastam na superfície verdejante das ilhas. 


As girafas não transpõem as águas do rio mas aglomeram-se nas suas margens, atraindo vários predadores. 


Para explorar esta área do parque é recomendável fazer um safari de barco. Há imensos acampamentos e alojamentos em Kasane que marcam passeios de barco. Os barcos andam todos pelos mesmos locais, a única coisa que varia é o seu tamanho. Há barcos que levam centenas de visitantes, ao passo que alguns, mais pequenos, levam cerca de dez a vinte pessoas. A experiência é muito semelhante porque todos os barcos navegam ao longo do rio Chobe e pelos mesmos canais. Poderá fazer este safari de manhã ou ao pôr-do-sol. Nós fizemo-lo ao pôr-do-sol.   



Interior do parque nacional:
Para ver os grandes predadores do parque é necessário entrar para um safari de jipe. Os jipes percorrem as ruas de terra batida, procurando essencialmente a população de leões e leopardos que aí existe. É frequente conseguir-se observar leões aqui. Nós vimos uma família de um leão com três leoas e duas crias, alguns deles bem perto de nós. 


Uma das leoas levantou-se e aproximou-se a menos de dois metros do nosso jipe. O nosso sangue gelou. O guia descansou-nos dizendo que os leões não nos vêem como presas porque não conseguem individualizar nada no veículo. Vêem o jipe como um todo, e este é algo muito grande para enfrentarem. Pelo sim, pelo não, avisou toda a gente para não colocar braços ou pernas de fora e terem cuidado a captar as fotografias. Ficou a sensação que estes réis da selva só não comem humanos porque não lhes apetece.   


Uma visita ao Parque Nacional do Chobe é um ponto alto a qualquer visita em África. Independentemente de já ter visitado o Etosha, o Kruger, o Masai Mara ou o Serengeti, no Chobe vai ver paisagens que não vê em mais lugar nenhum de África. 


A Nomad tem uma viagem que vai ao Delta de Okavango e ao Parque Nacional do Chobe, explorando ainda alguns dos caminhos menos percorridos no Botswana. 

Etiquetas: