As cores do Kalahari

As areias do Kalahari, deserto na África Austral, estendem-se quase desde o Atlântico até ao Índico, numa área superior a 900 000 quilómetros quadrados. Mas, o Kalahari é muito mais do que um deserto. O Kalahari é uma vasta extensão de areia, rocha, estepe e até um local onde acontece o milagre da vida: delta do Okavango.


Na África do Sul exploraremos o facto de estar tão próximo do extremo sul do planeta Terra, descobrindo enseadas e baías onde baleias, tubarões e pinguins se escondem. Partindo dos promontórios que descem em direcção ao mar, na Cidade do Cabo, na África do Sul, o nosso itinerário segue para norte em direcção à costa ocidental atlântica explorando os canhões fluviais sul-africanos e atravessando para a Namíbia. As areias do deserto da Namíbia far-nos-ão companhia durante vários dias até alcançarmos cidades costeiras onde a presença germânica marcou a vida urbana. No norte da Namíbia, exploraremos diversas tribos indígenas como os Himba e os Bosquímanos, antes de enfrentar a vida selvagem do Etosha ou a selva urbana de Windhoek, no seio do Kalahari. 


O milagre da vida no Kalahari acontece no Botswana, onde o rio Okavango, na estação das chuvas, desagua num delta, irrigando o deserto do Kalahari, transformando uma região estéril num dos lugares mais deslumbrantes da Terra. 

O nosso itinerário seguirá em direcção à Zâmbia e ao Zimbábue, onde as quedas de água de Vitória permitem o encontro destes dois países, rumando de seguida para sul, em direcção ao parque nacional de Kruger, uma das jóias da vida selvagem africana. Terminaremos o nosso périplo na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.   

Etiquetas: , , ,