Todas as viagens começam com um sonho. Um dos nossos sonhos era conhecer o Ártico, explorando Gronelândia e Islândia. O sonho iniciou-se há muito tempo, mas a viagem começou quando reservamos os vôos. Marcamos um voo de Portugal para a Islândia. Vamos passar alguns dias no país e depois disso vamos voar para Narsasuaq, na Gronelândia.
Itinerário na Gronelândia:
O nosso itinerário na Gronelândia está dividido em 7 partes, sendo que cada uma delas representa uma fase da viagem.
1. Narsasuaq e Nasaq:
No sul da Gronelândia, iremos passar 10 dias, entre Narsasuaq e Nasaq, explorando os fiordes, as montanhas e os povoados, fazendo trekking e kayak.
2. Ferry durante 5 dias nos fiordes:
Em Narsaq iremos apanhar um ferry para Aassiat. A viagem demora 5 dias cruzando os fiordes da Gronelândia. O ferry pára em localidades como Nuuk, a capital da Gronelândia. Vamos atravessar o Circulo Polar Árctico durante esta viagem. Esperamos encontrar baleias, glaciares e icebergs pelo caminho.
3. Aassiat
Chegaremos a Aassiat e aí passaremos 2 dias, explorando o povoado e a área circundante.
4. Ilullissat
Apanharemos um ferry de Aassiat para Qasigiannguit, a capital da observação de baleias, e daí para Ilullissat, a capital dos icebergs. Em Ilulissat iremos fazer caminhadas, explorar os glaciares e os fiordes durante 3 dias.
5. Disco Bay Island
Vamos atravessar Disco Bay de ferry, cruzando de Ilullissat para Qeqertarsuaq, na ilha de Disco Bay. Aí permaneceremos 3 dias, explorando a ilha e tentando fazer percursos de trenó puxado a cães.
6. Eqi Glacier
Regressaremos a Ilullissat de ferry e aí apanharemos um barco para o glaciar Eqi mais a norte. Esta será a latitude mais a norte que alcançaremos.
7. Kangerlussuaq:
De Eqi regressaremos a Ilullissat de barco e apanharemos o avião para Kangerlussuaq, onde passaremos um dia. Aí diremos adeus à Gronelândia e apanharemos um voo de regresso a Copenhaga e a casa.