Museum of Fine Arts, Boston

O Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes) de Boston é um dos 5 maiores museus dos EUA. O seu acervo contém mais de 450.000 objectos, sendo a segunda maior colecção permanente de obras de arte do país (a seguir ao Metropolitan de Nova Iorque).


O museu foi criado em 1870 mas está alojado num edifício de estilo clássico que data de 1909. 

A maior atracção para os visitantes é a colecção de pintura e escultura europeia, começando nos pintores holandeses, entre os quais se destaca Rembrandt, e culminando nas obras impressionistas, que foram talvez primeiro realmente apreciadas por compradores americanos.



Pintores como Millet, Manet, Renoir, Monet e Van Gogh encontram-se bem representados numa colecção invejável, cujos pontos fortes serão exibidos numa nova galeria do museu a inaugurar hoje (4 Junho 2014). 



A colecção do Extremo Oriente é outro dos pontos altos de qualquer visita, sendo uma das maiores do mundo, e salientando-se a arte japonesa, evidenciada por exemplo no Japanese Temple Room.

Outra atracção é a colecção egípcia, resultante de escavações feitas no início do século XX, com a colaboração da Universidade de Harvard, assim como as colecções relativas ao Médio Oriente, cobrindo as civilizações assíria, babilónica e suméria.




Na arte clássica, destacam-se a cerâmica grega e o frescos romanos, alguns dos quais desenterrados em Pompeia. 

O museu é também conhecido pela sua extensa colecção de artes decorativas, nomeadamente mobiliário, cerâmica e vidraria, a maior parte de origem americana, instalada agora numa nova secção do museu.


Mas foi na colecção de arte nativa americana que encontramos um "tesouro escondido"... Nada mais, nada menos, do que um vaso dos Sete Deuses, do qual tínhamos falado aquando da nossa Rota dos Maias!





Dados práticos:

Pode seguir o Museu no facebook
Horário: Segunda e Terça-Feira, Sábado e Domingo, 10.00-16.45h
               Quarta a Sexta-Feira, 10.00-21.45h
Preço: 25 USD (adulto); 23 USD (estudante); 10 USD (jovens 7 a 17 anos de idade, grátis nos dias de semana a partir das 15.00h);
           donativo sugerido, Quarta-Feira, a partir das 16.00h
Avaliação: ****

Etiquetas: