DICAS de viagem em Filadélfia (PHILLY)

Filadélfia, carinhosamente conhecida por Philly, é uma cidade média norte-americana. Se não estivesse a meio caminho entre Nova Iorque e Washington não receberia muitos turistas, mas a verdade é que a sua localização geográfica é o seu segredo. Constitui um bom local de paragem para quem viagem pelo nordeste dos EUA. No entanto, depois de parar em Philly, rapidamente se descobre que a cidade não é apenas um lugar bem localizado no mapa. Philly tem muito para oferecer aos visitantes, quer a nível histórico, cultura e animação.  



Dicas gerais:

- Experimenta comer o Cheese Steak. Não interessa onde, mas tens que provar. 
- Não percas horas na fila para ver o Liberty bell... é só isso, um bell (sino)!
- Primeiro ponto de paragem deve ser o posto de turismo para levantar os bilhetes para visitar o City Hall. 
- A maioria dos monumentos são grátis. Aproveita!
- Se tens cartão de estudante, cartão Jovem ou cartão de professor leva-o. Dá descontos nos museus.
- O Museu Rodin pode ser visitado com donativo. Nós pagamos 1 USD. 


Transportes

Como ir: De Nova Iorque e Washington para Filadélfia há vários autocarros (bus) e comboios.

Há várias empresas de autocarro que fazem a ligação de  Filadélfia para Nova Iorque ou Washinghton. Nós usamos a Megabus, uma companhia de bus Low Cost e viajamos directamente de Filadélfia para Washington. Marcamos a viagem com algumas semanas de antecedência e conseguimos bilhetes a 9$/pessoa. O nosso bus saiu às 9.15 am de Filadélfia mas há bus a quase todas as horas. No entanto, não sai do terminal de bus. Mesmo em frente à porta norte da estação de comboio de Filadélfia há uma paragem na estrada - 30th street - onde existem umas tabuletas com o nome do destino e o símbolo da Megabus. Há muitas filas, porque é possível viajar com esta companhia para Washington, Nova Iorque, Toronto, Boston, Baltimore, etc. Basta procurar a tabuleta com o seu destino e aguardar a chegada do bus. Os autocarros são bons, confortáveis e seguros. A viagem demora cerca de 3 horas. É uma excelente opção para viajar on a budget.



Há outras empresas que também fazem este trajecto, nomeadamente a Peter Pan Bus, a GoTo bus, Greyhound, Bolt Bus, Wanderu ou Lucky Star (normalmente com bilhetes que rondam os 10$ – 40$). Quanto mais tarde comprar o bilhete mais caro será.

Outra das opções é o comboio. Os comboios são bons, rápidos mas bastante mais caros. Para se adquirir bilhetes com preço acessível é recomendável ir ao site da Amtrak e comprar com bastante antecedência. Nós chegamos a Filadélfia de comboio porque apanhamos o comboio em Boston (que passou por Nova Iorque). Os bilhetes custam desde 59$ (para 5 horas de viagem Boston - Filadélfia) a 380$ (em premium). Os comboios saem de South Station, em Boston, e chegam a 30th Street Station, em Filadélfia.  Há comboios a várias horas do dia. Pode-se fazer a pesquisa no site e inclusive comprar aí os bilhetes. No comboio que viajamos havia wi-fi disponível. 
De Filadélfia a Nova Iorque há bilhetes desde 39USD (1 hora e 35 minutos)
De Filadélfia a Washington há bilhetes desde 38USD (1 hora e 50 minutos)



Dentro da cidade: Não há necessidade de utilizar muito os transportes urbanos em Filadélfia já que a cidade é relativamente pequena (pelo menos a parte turística) e é uma cidade excelente para conhecer a pé. No entanto, existe uma rede de metro (embora reduzida) e de bus.


Metro: Filadélfia tem duas linhas de metro que se cruzam na Suburban Station. Pode-se adquirir os bilhetes individuais por 2.25 USD por viagem ou tokens (umas fichas pequenas mais económicas). Os tokens são mais baratos mas devem ser comprados nas máquinas em grupos de dois ou mais. Cada token fica a 1.80 USD. Os bilhetes individuais e os tokens são válidos para o metro e para o bus. Os bilhetes individuais pagos em dinheiro só estão disponíveis para algumas linhas de bus e algumas estações de metro. 


A  Linha Azul corta a cidade no sentido Este-Oeste. Tem como estações importantes:
  • 2nd Street (Penn’s Landing),
  • 5th Street (Centro histórico),
  • 11th Street (Reading Terminal Market),
  • 15th Street (Town Hall), 
  • 30th Street Station (conecção para bus e comboio da Amtrak).
A Linha Laranja cruza a cidade no sentido Norte-Sul e permite alcançar o Italian Market (Ellsworth Federal Station).
Bus: Os autocarros locais tem rotas um bocado confusas mas, face à exigua rede de metro, podem ser uma boa opção. No site da SEPTA existe uma lista completa de todas as rotas e horários, bem como mapas e tarifas actualizadas. O site da SEPTA permite simular o trajecto de um ponto ao outro na cidade utilizando o transporte público. É um óptimo recurso. 

As linhas de bus mais úteis são:
  • Linha 38, que liga o Independence Hall ao Museu de Arte de Philadelphia,
  • Linha 21, que liga o Penns Landing à Penn State University  e às margens do rio. 
  • Linha 44 liga o centro da cidade com a Barnes Foundation,
  • Linha 47 liga o centro da cidade ao Italian Market.
De Maio a Setembro (das 10 am às 6 pm) é possível usar o Phlash Bus – Rota turísitica que efectua um ciclo ao longo dos 27 lugares mais populares de Filadélfia, incluindo a zona histórica, o Museu de Arte e o Jardim Zoológico. Os bilhetes custam 2 USD (viagem simples), 5 USD (passe diário) ou 10 USD (2 adultos + 2 crianças). É uma óptima opção para o verão. 

Phlash bus

Alojamento:

Estranhamente não há muitas opções de hostels em Filadélfia. Nós optamos por um hostel próximo do centro. Como era algo caro, resolvemos ficar num dormitório de 4 camas e pagamos 40 USD/noite (por pessoa). Ficamos no The Philadelphia House, próximo da estação de metro de 15th Street

  

O hostel ocupa um edifício típico, no centro histórico da cidade e perto dos principais monumentos. O hostel é acolhedor, com bom ambiente e bastantes viajantes (essencialmente canadianos). Os quartos são confortáveis e as casas de banho também são boas e limpas. A cozinha é bem equipada mas falta uma mesa para se poder comer de forma confortável. 





Onde Comer?

Comer bem em Filadélfia é sinónimo de cheese steak. Há muitos locais que se batem pela melhor sandes de queijo e carne da cidade. Para sermos sinceros apenas experimentamos dois lugares, mas também nós chegamos a um veredicto. O rapaz do nosso hostel, um espanhol chamado Andres, aconselhou-nos a provar a cheese steak no DiNic's do Reading Terminal Market. As filas na hora do almoço não enganam. A sandes é mesmo deliciosa. Nós pedimos apenas uma sandes e dividimos pelos dois porque as sandes americanas são gigantescas. Escolhemos a Italian Style Pulled Pork com sharp provolone. Babei e só de escrever agora deu-me uma vontade enorme de lá voltar. Não percam; é mesmo a melhor sandes de Philly.



Reading Terminal Market é um bom local para almoçar e vale a pena repetir porque tem muitos restaurantes de qualidade e preço razoável. Para além disso, também tem várias lojinhas onde é possível comprar artesanato, fruta fresca e souvenies. 


Outro local de renome na cidade para comer o cheese steak é o Jim's Steaks. Fomos aqui à hora de jantar e as filas também já eram consideráveis. Esperamos cerca de meia hora e lá trouxemos a nossa cheese steak. É boa mas, na nossa opinião, inferior à que tínhamos comido ao almoço. 



Não saímos de Filadélfia sem experimentar a melhor pizza da cidade. Foi também o Andres que nos aconselhou e a verdade é que é barata e maravilhosa. A pizzaria Lourenzo pode não ter um cartaz muito ortodoxo mas a pizza é de deixar qualquer um de quatro!!! 



O que visitar?

- Barnes Foundation
- Liberty Hall
- Indepedence National Historic Park
- US Mint
- City Hall
- Museu de Arte de Filadélfia
- Chinatown
- Museu Rodin
- JFK plaza (praça com o LOVE)
- Fairmont Park
- Cidade velha 
- Italian Market
- Reading Terminal Market

Etiquetas: