Metropolitan Museum of Art - O esplendor da arte


Posto de uma forma simples e directa: o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, é provavelmente o museu com o acervo mais rico e variado do mundo, e uma paragem obrigatória para quem visita a cidade. Foi criado nos finais do séc. XIX para ser uma instituição americana de arte que competisse com as suas melhores congéneres europeias e, pelo que se pode admirar no seu interior, este objectivo foi totalmente conseguido!



Antes das dez da manhã, já largas dezenas de pessoas esperavam a hora de abertura das suas portas nas escadarias da entrada. Lá dentro, as obras de arte dividem-se essencialmente por dois pisos e suas inúmeras divisões. O museu é tão grande que é praticamente impossível ver tudo, mesmo de relance, num só dia. 


A sua magnitude é tal, que é possível encontrar no seu interior, por exemplo, um templo egípcio de Dendur reconstruído pedra a pedra, e a replicação (por mestres trazidos da China) de um jardim chinês de contemplação, no estilo da dinastia Ming. É preferível seleccionar o que se pretende ver, e andar mais devagar, apreciando devidamente o que se vê. 



No piso inferior pode admirar-se, entre outras, arte egípcia e greco-romana, arte europeia e bizantina medieval, e uma colecção fabulosa de arte africana e da Oceânia. Esta última deve-se á doação de Nelson Rockefeller, em memória do seu filho, Michael Rockfeller, que perdeu a vida numa expedição em busca de arte, sendo espantosas as máscaras africanas e as esculturas da Papua Nova-Guiné, que surpreendem pela sua beleza invulgar e tamanho. 



Quanto à arte egípcia, que se diz ser a maior colecção do mundo fora da cidade do Cairo, podem por exemplo admirar-se um conjunto de deliciosas miniaturas em madeira, encontradas em 1920 no túmulo de um nobre, que descrevem cenas do dia-a-dia do Egipto há 2000 anos. 



No piso superior, reinam a arte do Médio Oriente e islâmica, com painéis fabulosos da civilização assíria, assim como a pintura e escultura europeia e americana, não faltando uma ala dedicada à arte moderna. 




Entre as mais de 3000(!) pinturas em exposição, não passam despercebidos quadros de Monet, Cézanne, Van Gogh, Picasso, Rembrandt, ou Vermeer. 


A riqueza e diversidade da produção artística de séculos, do mundo inteiro, presente num só local faz com que este seja obrigatório visitar e desfrutar.


Dados práticos:

Horário: Domingo a Quinta-Feira 10.00-17.30h
                Sexta-Feira e Sábado 10.00-21.00h
Preço: Donativo recomendado - 25 USD (mas pode dar-se o que se quiser)
Avaliação: *****


Etiquetas: