Galeria Nacional da Dinamarca - Statens Museum for Kunst


Um dos museus que é obrigatório visitar em Copenhaga é o Statens Museum for Kunst, ou Museu Real das Belas Artes (http://www.smk.dk/en/). É a Galeria Nacional do país, uma vez que tem a maior colecção de arte da Dinamarca, tendo sido inicialmente concebido para albergar colecções de arte que pertenciam à família real, mas hoje é um museu aberto a todos, de entrada grátis (excepto exposições temporárias), e que se encontra num edifício histórico, perto dos Jardins Botânicos, desde 1896.



Lá dentro, o museu está muito bem organizado, com informação detalhada para os visitantes, em folhetos pormenorizados e ilustrados. 


A colecção permanente do museu está divididas em temas, sendo de destacar:

"Arte Europeia 1300-1800" (http://www.smk.dk/en/visit-the-museum/exhibitions/european-art-1300-1800/rooms-in-european-art/), onde destacam um "Retrato de Martinho Lutero", de Lucas Cranach den Aeldre, a "Queda dos Titãs", de Corbelis Cornelisz van Haarlem , e o "Festival de Veneza do Bucentauro", de Francesco Guardi.

"Retrato de Martinho Lutero", de Lucas Cranach den Aeldre

"Queda dos Titãs", de Corbelis Cornelisz van Haarlem

"Festival de Veneza do Bucentauro", de Francesco Guardi

"Arte Francesa 1900-1930" (http://www.smk.dk/en/visit-the-museum/exhibitions/french-art-1900-1930/watch-the-video/), onde se distingue um dos quadros mais famosos de Henri Matisse, um retrato da sua mulher, Amélie Matisse, em que a noção de profundidade, que normalmente é conseguido com um jogo de luz e sombras, é alcançado por diferentes planos de cor (o quadro é também conhecido por The Green Line).

Rene Decartes, Frank Hals

Dançarina, de André Derain                                   The Green Line, de Henri Matisse.

Trata-se assim de uma excelente escolha para admirar arte de grande qualidade e interesse histórico.


Dados práticos:

Horário: Terça-Feira a Domingo 10.00-17.00 h
               Quarta-feira 10.00-20.00 h
               Segunda-Feira fechado
Preço: Grátis
Avaliação: ****


Etiquetas: