Carlsberg... Provavelmente a cerveja mais amante de arte do mundo!


A cervejaria Carlsberg foi fundada por J.C.Jacobsen em 1847, sendo que o negócio cedo prosperou internacionalmente, devido a uma estratégia expansionista e uma qualidade baseada na ciência: já em 1875 a cervejaria inaugurou, de forma pioneira, um laboratório para estudar e desenvolver formas de melhor utilizar a levedura no processo de fabricação de suas cervejas. O filho do fundador, Carl Jacobsen, tinha um grande gosto pela arte, particularmente escultura, e a sua fortuna permitia que fosse um comprador assíduo e patrono das artes. Foi ele que, por exemplo, encomendou (e pagou!) a estátua da Pequena Sereia em 1913.

Jovens raparigas, de Renoir

Aquando de uma desavença com o pai, Carl fundou uma nova cervejaria (Ny Carlsberg) e tornou-se competidor do pai. O negócio ia correndo bem e a sua colecção de arte ia aumentando. De tal forma que ele e a sua mulher resolveram ceder a colecção ao estado dinamarquês, resolução esta que não ficará alheia ao facto das aquisições serem tantas e tão dispendiosas que quase levaram Carl à falência!

Moinhos e barcos perto de Zaddam, de Monet

Um acordo com o pai levou à criação da fundação Ny Carlsberg, que possibilitou a construção de um edifício para albergar a vasta colecção. E hoje, a Gliptoteca (da raíz grega glyphein, esculpir, e theke, um local de armazenamento) Ny Carlsberg (http://www.glyptoteket.com/) é o museu com a maior colecção de arte antiga no norte da Europa.

Jardim interior do museu

O edifício está centrado à volta de um belo jardim interior, e a colecção, que inicialmente se concentrava em escultura e arte antiga, tem agora contribuições de diversas épocas, nomeadamente um conjunto impresionante de arte francesa e dinamarquesa impressionista (a mulher de Gauguin era dinamarquesa e o museu recebeu dezenas de trabalhos deste pintor). A ala nova do museu, inaugurada em 1996, que alberga também obras de Cézanne, Van Gogh, Monet, Renoir é a principal atracção.

Auto-retrato de Cézanne

Rosas cor-de-rosa, de Van Gohg

Outro ponto de interesse é a colecção de esculturas de bronze de Degas, em que se inclui a famosa "Pequena Dançarina" (só existem no mundo 3 colecções destas completas).

Pequena dançarina, de Degas

Uma visita incontornável para os amantes de arte, e também para os amantes de cerveja desenvolverem o gosto pela Belas Artes! A cereja no topo do bolo... o ingresso é gratuito ao Domingo!

A mulher espanhola, de Picasso


Dados práticos:

Horário: Terça a Domingo, 11.00-17.00 h; fechado à Segunda
Preço: 75 DKK; gratuito ao Domingo
Avaliação: *****


Etiquetas: