Dicas para viajar no Vietname


Há várias regras básicas para quem viaja de forma independente no vietname:

Regra nº 1: Nunca fazer tour organizados (a não ser que não haja outra possibilidade). Porque sempre que o fizeres vais-te arrepender.

Regra nº 2: Os comboios nocturnos são mais confortáveis do que os autocarros. Os comboios são bastante mais caros mas ganha-se em animação e agitação.

Regra nº 3: Os vietnamitas não ajudam ninguém. Eles prestam um serviço de informações e depois apresentam a conta. Mesmo que não tenham nenhuma agência de viagens irão encaminhar-te para uma.

Regra nº 4: Todos os vietnamitas têm um parente com um hotel. Vais acabar por ficar lá...

Regra nº 5: Taxistas honestos estão em vias de extinção. Oferecemos recompensa a quem encontrar um.

Regra nº 6: Resolvemos ampliar o conceito da regra nº 5 e onde se lê "taxista" deve-se ler "vietnamita".

Regra nº 7: A maioria dos vietnamitas não fala inglês ou francês. Caso não fales vietnamita, a probabilidade de apanhares "preços inflacionados" é o prato do dia. Não stresses, respira fundo e ri-te. Nós experimentamos uma versão mais ressabiada nos primeiros dias mas rapidamente vimos que o resultado era o mesmo.

Regra nº 8:  Quando alguém te disser "kiss me, kiss me" não estranhes. Há um dialecto local, relativamente difundido pelas áreas turisticas, que é uma mutação da língua inglesa. Na realidade eles estão a dizer "Excuse me". O problema é que que os vietnamitas não conseguem dizer o som "ex". Isto é bastante interessante. Controla-te, não vale dar gargalhadas na cara dos guias.

Regra nº 9: Moto-táxis só em último caso. São caras, perigosas e pouco sustentáveis. Se quiseres saber um pouco mais basta visitar um terminal local de autocarros, em qualquer parte do país, e ver as fotografias dos acidentes de viação.

Regra nº 10: Se realmente quiseres  ir para o Vietname, não o faças depois de visitar o Cambodja ou o Laos. Aí ele será o parente pobre. Começa pelo Vietname. A partir daí só vai melhorar. 


Etiquetas: