Será que estou a ver bem? Uma miragem em Kota Bharu

Será que estou a ver bem? Será possível uma ratazana horrorosa estar sentada em cima da banca do mercado a olhar para os clientes que passam? Sim, estou a ver bem.


Algumas horas em Kota Bharu chegaram para eu perceber que a cidade tem uma praga enorme de ratazanas. Depois de apanhar o barco e um mini-bus das Ilhas Perentian (antítese de Kota Bharu) chegamos à cidade mais muçulmana da Malásia. Por aqui todas as mulheres usam véu e algumas estão completamente cobertas. Mas, depois do "curso" que tirei no ano passado no Médio Oriente, a adaptação foi canja. Lá coloquei um véu e passei a explorar a cidade. Só tínhamos uma tarde para conhecer a cidade pelo que decidimos dirigir-nos ao Centro Cultural e Recreativo. Descobrimos que no dia seguinte começava o Ramadão e por isso havia um último espectáculo a começar nessa tarde com artes recreativas.


Decidimos ficar a ver e embrenhar-nos a fundo na cultura malaia islâmica. Assistimos a um espectáculo de tambores, outro de piões e no final a uma mostra de marionetas e pinturas no tecido.


Ainda tivemos tempo para conhecer os principais atractivos da cidade, nomeadamente o mercado local, considerado um dos mais "interessantes" da Malásia. E a verdade é mesmo essa... deveras interessante. O mercado está cheio de vendedores de fruta, carne, peixe e gente. No entanto, o que mais me intrigou foi ver um animal, que ao principio me pareceu estranho, parado a olhar para a comida exposta. Quando olhei melhor vi que era uma ratazana. Ela correu para baixo da banca e escondeu-se. Não podia crer! Um pouco mais à frente começo a ver as ratazanas a cruzar os caminhos entre as bancas do mercado. Achei que era um bocado demais para mim. Eu sou flexível mas... nem tanto! Tínhamos pensado jantar no mercado nocturno mas pelo caminho vimos várias ratazanas nas bermas da estrada pelo que, mudamos de ideia. Acabamos no Pizza Hut (só por precaução).


À noite esperavamo-nos um autocarro nocturno para Penang, na costa ocidental da Malásia. De Kota Bharu... levo fotos brilhantes mas nenhuma das ratazanas!

Etiquetas: