Trakkai

Desde o início da viagem pelo Báltico que tinhamos reservado um dia para visitar Trakkai, uma pequena vila perto de Vilnius. Famosa pela sua paisagem dominada pelo lago e pelo castelo construído numa pequena ilha, é tema da capa do guia da Lonely Planet. Lugar de eleição para os lituanos passearem de verão, queríamos ver como é que aquilo era no Inverno...
Resolvemos ir lá logo a seguir a termos chegado a Vilnius de autocarro, vindos de Riga. Com as mochilas grandes às costas, lá fomos apanhar o autocarro. Com surpresa, vimos que "autocarro" era apenas um termo técnico, uma vez que o veículo era uma carrinha de uma dezena de lugares... Um pouco apertados, lá chegamos à estação de autocarros de Trakkai e de onde partimos para uma caminhada até ao lago. Pelo caminho a paisagem era belíssima, com muita neve e casas tradicionais de madeira, com os pingurelhos de gelo a enfeitar os telhados. Mas foi duro...
Quando chegámos ao lago, ainda melhor! O lago estava completamente gelado (claro!), e o castelo é simplesmente espectacular, com uma arquitectura muito bonita e que nos transporta a outros tempos. Foi pena o mau tempo, pois com um céu azul, teria sido outra história! Estava bastante frio e, quando nevava, era muito desagradável. Mas tinhamos de continuar!




Atravessámos a ponte para ir ao interior do castelo (que só vimos da entrada, pois tinha de se pagar e achamos que não valia a pena) e deambulamos um pouco junto às suas muralhas. A Carla ainda se entreteu a fotografar (exaustivamente!) um homem que pescava por um buraco no gelo que cobria o lago.

Estava na hora de começarmos o caminho de regresso. Tinhamos ainda de apanhar um autocarro de volta para Vilnius e encontrar-mo-nos com a nossa anfitriã na Lituânia (que gentilmente nos ia buscar ao autocarro para nos levar a sua casa!).
Um facto engraçado por estes lados do Mundo é que as pessoas fartam-se de um inverno tão longo e duro, e por isso gostam de dizer aos estrangeiros que no Verão é que aquilo é que é bonito... Não conseguem compreender que, para nós, isto é bonito (e exótico) precisamente no inverno!
Pelo caminho ainda parámos num pequeno restaurante, onde aquecemos o corpinho e retemperamos energias, experimentando um prato típico local (uma espécie de empada de carne), recomendado (por sms) pela nossa anfitriã!

A viagem a Trakkai foi rápida mas valeu bem a pena, pois a paisagem era belíssima e, quando se visita estes locais mais pequenos, fica-se sempre com a sensação que ficámos a conhecer um pouco melhor o país, do que se nos limitássemos à capital. E quem sabe, um dia, viremos cá tirar umas fotos de verão!

Etiquetas: ,