Síria

A Síria, país árabe do Médio Oriente, faz fronteira com o Líbano (país cuja entrada por terra só é possível pela Síria), Israel (nos controversos Colinas de Gola, Jordânia, Iraque e Turquia. Outrora a Síria compreendia toda a região do Levante, cuja capital , Damasco, foi a capital do Império Omiada e a capital provincial do Império Mameluco.

O país apresenta uma área relativamente grande, cerca de 185.000 km2, dos quais a maioria pertencem a deserto ou estepe. No entanto, alguns oásis, como o de Palmira, permitiram a fixação de população no interior e florescimento de cidades graças a possibilidade de cultivo de cereais, algodão, leguminosas, legumes e frutas, etc. Por terras desérticas os beduínos, tal como na Jordânia, são quem dita as leis. Este povo continua a viver essencialmente da criação de gado.
  
A Republica Árabe da Síria obteve a independência 1946 e desde essa altura as suas fronteiras tem sido polémicas e instáveis. Um elevado numero de golpes militares e tentativas de golpe de estado tornaram o pais caótico entre 1949-1970. Em Estado de Sitio desde 1962, o pais e governado por um partido único desde 1963 e, embora seja (teoricamente) uma republica, só foi governado por Bashar al-Assad, o actual presidente que sucedeu a seu pai.
Uma das controversa maiores sobre este pais e a questão associada aos Montes Gola, que Israel ocupou em 1967 aquando da Guerra dos Seis Dias. Do ponto de vista étnico, cerca de 90% da população a árabe muçulmana e 10% pertencem a minoria curda. Esta razão faz com que o pais seja governado de acordo com as Leis Islâmicas.

Etiquetas: