Museus de Roma IV - Palazzo Massimo

O “Palazzo Massimo alle terme” e outro dos ramos do Museu Nacional Romano e tem uma colecção considerável de numismática (no piso subterrâneo) e de esculturas e estatuas, no primeiro piso, sendo algumas delas copias de originais gregos famosos.

Mas a verdadeira pérola deste museu e o que se encontra no segundo piso: uma colecção absolutamente fantástica de frescos e mosaicos retirados de residências romanas dos arredores da cidade. Os mosaicos são das obras da Roma clássica que mais me impressionaram. As fotos falam por si!
Visão parcial dos esplêndidos frescos provenientes da Villa Livia (20 a.C.), uma das casas da mulher de Augusto, Livia Drusilla. É representado um jardim repleto de aves, plantas e árvores carregadas de frutos. De entre os mosaicos, destacam-se os que são extremamente coloridos (e alguns deles enormes!), representando cenas do quotidiano ou da mitologia. Existem também mosaicos com motivos geométricos, alguns dos quais fazem lembrar a antiga arte da calçada portuguesa.

Etiquetas: