Museus de Roma II - Museu Capitolino

Os museus Capitolinos, fundados em 1471, são os museus públicos mais antigos do Mundo e estão sedeados em dois palácios (o Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo) unidos por uma galeria subterranea) e situados na Piaza del Campidoglio (Capitolio), desenhada por Miguel Angelo. O Capitolio era o centro do poder religioso e politico na Roma antiga. Local onde se erguia o templo a Jupiter, esta colina simbolizava a autoridade de Roma como caput mundi, cabeça do Mundo. Talvez não seja por acaso que também tenha dado o nome a sede do poder politico do maior império actual…
Colina do Capitólio na Idade do Bronze (representação artística)

Colina do Capitólio na Roma clássica (representação artística)Parte da parede do templo de Júpiter (séc. V a.C), o mais importante da Roma antiga.

Na colecção dos museus destacam-se algumas obras, quer pela sua beleza e imponência, quer pelo seu valor simbólico. Falaremos delas juntamente com as respectivas fotos.
Cabeça de uma estátua colossal de Constantino, do séc. IV d.C. Sobreviveram também uma mão e um pé.
Spinario - escultura de bronze do séc. I a.C., que mostra um rapaz a tentar remover um espinho do pé .

Discolobus - O tronco torcido pertencia a uma estátua grega de um lançador de disco. Um escultor françês do séc. XVIII transformou-o num guerreiro ferido.

Vénus Capitolina - Esta estátua de mármore do séc. II d.C. é uma cópia de um original grego do séc. IV a.C. e destacã-se pela graciosidade das suas linhas (ou não fosse Vénus!).

Fauno vermelho - Esta estátua em mármore vermelha é também uma cópia de um original grego.

Vista do terraço panorâmico do museu, onde se destaca a parede exterior do teatro de Marcelo, mandado construir por augusto em honra do seu sobrinho.

Busto da figura mitológica Medusa, de Bernini.

O imperador Marco Aurélio, a cavalo. Esta estátua estava no centro da Piazza del Campidoglio, antes de ser transferida para o museu por motivos de conservação.

Loba (estátua do séc. V a.C.) amamentando Rómulo e Remo (acrescentados no séc. XV).

Etiquetas: