Canyoning em Baños

Canyoning... afinal o que é o canyoning? Muito simples, o canyoning é um desporto radical que consiste em descer os rios que apresentam quedas de água recorrendo a técnicas de escalada e rappel. Os melhores cursos de água para desenvolver esta actividade são aqueles cujo leito corre num canhão. Quanto mais profundo for o canhão e quanto maior for o desnível da queda de água mais exigente é a descida. Foi isto que decidimos experimentar hoje.


Já há muito tempo que o canyoning me fascinava mas não é fácil praticá-lo em Portugal. Esta situação não se deve ao facto de nós termos poucas quedas de água; deve-se sim, ao facto de grande parte delas se localizarem em parques naturais e, erradamente, considera-se uma actividade agressiva para o meio.


No Equador, esta actividade, em conjunto com muitas outras, permite o desenvolvimento de áreas remotas levando ao dinamismo de povoações pouco acessíveis. No Parque Nacional de Llanganales, próximo de Rio Branco, experimentamos o prazer das descidas em cascatas! A Geotours foi a empresa que escolhemos para nos "orientar" nesta aventura. Ainda bem que o fizemos porque é muito competente e o equipamento é muito bom. Os guias são fabulosos, atenciosos e muito técnicos. Eramos sete pessoas, dois portugueses e cinco alemães. Começamos por experimentar o equipamento e a técnica de descida em rappel numa queda com 6 metros. Depois fomos descendo o canhão em quedas cada vez maiores, desde 8, 15, 20 e a última com 35 metros. Foi o MÁXIMO!


Eu tinha muitas expectativas em relação a esta actividade mas realmente foram superadas. É muito bom. Conseguimos conhecer o canhão do rio dentro... do rio! Foi incrível. Quando tentamos olhar à volta só vemos paredes rochosas e água... água que cai por cima de nós e que nos deixa compreender verdadeiramente a força da natureza. Entre as diferentes quedas de água temos que atravessar pequenas lagoas. Estamos rodeados por vegetação luxuriante e o barulho da água e ensurdecedor. Foi uma experiência alucinante. Fantástico!

Etiquetas: