Ilhas Uros - Lago Titicaca

O Lago Titicaca e as Ilhas Uros... Sinto-me sem palavras para descrever o que senti quando o barco se aproximou das ilhas flutuantes.


As ilhas Uros são cerca de 40 ilhas flutuantes construídas em Junco e raiz de tortora. A população fala Aymara e vive uma cultura muito própria desde há centenas de anos. 


Quando colocamos os pés nas ilhas sentimos o "solo" afundar-se mas e uma sensação fenomenal. Visitamos apenas duas ilhas. A primeira era habitada por sete famílias, com um total de 32 pessoas. Nesta ilha as pessoas vivem de forma indescritível. São cerca de 80 metros quadrados de ilha com casinhas "salpicadas" aqui e ali. Os aldeões esperam os visitantes fazerem algum dinheiro com o artesanato. 


As ilhas Uros vivem, claramente, do turismo. Magotes de turistas chegam nos barcos que pela manhã saem de Puno. Infelizmente não pudemos ficar cá a dormir (não por falta de tempo ou alojamento), mas porque decidimos (acertadamente) dormir na Ilha de Taquile (um dos ex-libris da nossa viagem). Atravessamos de barco de junco o lago para uma outra ilha. Esta funciona como a ilha central deste arquipélago artificial. Aqui existe um pequeno café, um restaurante, uma mercearia e ate um lodge com pequenas cabanas. Merecia uma visita mas não havia tempo para tudo. As ilhas fazem jus aos postais ilustrados que vemos em qualquer prospecto. As habitações assentam numa estrutura construída com raízes de tortora e coberta por junco. Estas estruturas são ancoradas com estacas junco que esta a volta (já que o fundo do lago nestes locais pode atingir 15 metros). Ao que parece isto impede que a ilha de se deslocar até à Bolívia!!


Etiquetas: