Colca Canyon

Dizem que o Canhão do Rio Colca é o canhão mais profundo do Mundo. Será? Esta e a minha questão. Tenho lido muito sobre isto, mas acho que no meio desta luta entre o Canhão do Colca (Peru), o Grand Canyon (EUA), o Canhão del Cobre (México) e o canhão do rio Fish (Namíbia) existem algumas dúvidas que faltam esclarecer. Onde se começa a medir o canhão? Penso que a base é o leito do rio e depois?? Onde termina? Ao que parece cada país termina onde lhe da mais jeito! E... realmente quando estamos nos Andes e utilizamos o topo das montanhas circundantes para medir a profundidade do canhão a concorrência torna-se difícil! Parece-me que existe uma certa confusão entre canhão e vale. Uns países medem a profundidade efectiva do canhão fluvial, mas outros medem a profundidade do vale (independentemente de ser ou não um canhão).


A realidade é que o canhão do rio Colca é realmente profundo, por exemplo na Cruz do Condor, onde assistimos ao voo magistral de vários exemplares, o canhão tem 1000 m de profundidade. É por isso que o Condor dos Andes escolhe esse local para nidificar e ai deslumbra os turistas todos os dias.


Ao longo do rio Colca, as vertentes, mais ou menos abruptas, estão intensamente cultivadas e a paisagem é encantadora. A povoação de Chivay é paragem obrigatória, assim como um banho nas hot sprigs.


Sendo ou não o canhão mais profundo do mundo, o Colca merece, claramente uma visita!

Etiquetas: